sexta-feira, 23 de novembro de 2012

HIGIENE E LIMPEZA

Terra

Esponja de cozinha é mais suja do que privada, diz estudo

 Foto: Getty Images

Sabe qual o item mais sujo da casa? A esponja de cozinha. Ela pode conter até 200 vezes mais germes e bactérias do que o assento sanitário, por exemplo. A informação vem de uma reportagem feita pela rede inglesa BBC e aponta que o objeto pode conter até mesmo bactéria que está ligada a casos de paralisia.
Veja o que a pesquisa constatou:
Estudos apontam que existem 10 milhões de bactérias por metro quadrado na esponja de cozinha. Esse número é de um milhão nos panos usados na cozinha;
O alerta também vai para roupas e toalhas, que podem conter microorganismos prejudiciais à saúde;
Um levantamento feito em 180 casas em diversos países (Australia, Canadá, Alemnaha, Índia, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul, Inglaterra e Estados Unidos) mostrou que os banheiros passaram no teste de limpeza em 70% dos casos;
Já apenas 6% das pias verificadas mostraram boas condições de higiene, segundo a pesquisa;
O interior das geladeiras também passaram no 'teste'em 40% das casas analisadas. Já panos usados na cozinha foram identificados como perigosamente sujos em 36% das casas ;
Segundo o Global Hygiene Council, entidade que reúne especialistas em todo o mundo para discutir normas e procedimentos de limpeza em vários aspectos, sugere que esponjas de cozinha devem ser lavadas em água com temperatura superior a 60C para matar germes e que isso deve ser feito regularmente;
 Especialistas sugerem o uso de lenços umedecidos com propriedades antibacterianas para conter a contaminação com batérias;
Além da pia, tábuas usadas na manipulação de alimentos devem ser desinfetadas;
Manter as mãos limpas e lavá-las entre o manuseio de diferentes itens ou materiais também deve ser hábito para diminuir os níveis de contaminação da cozinha;
Não devem ser esquecidas a limpeza de itens que são muito manuseados, como puxadores, maçanetas, interruptores;
Pesquisador de microbiologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, Charles Gerba afirma que o assento sanitário é uma das áreas menos perigosas da casa em relação aos riscos de contaminação. Isso devido aos cuidados com a limpeza e à pouca manipulação do objeto;
Segundo especialistas, a bactéria campylobacter, ou bactéria retorcida, comumente encontra em esponjas de cozinha, pode causar paralisia, comprometendo os movimentos pois afeta os nervos periféricos.

VÍDEOS INDISCRETOS

Portal Terra

Atriz Isis Valverde está preocupada com supostos vídeos íntimos

Paparazzo teria vídeos indiscretos de Isis Valverde com o namorado


Segundo informações da coluna de Leo Dias no jornal O Dia, um paparazzo tem vídeos indiscretos de Isis Valverde com o namorado, em sua cobertura no Rio de Janeiro, e anda fazendo sessões fechadas com o material. 
A atriz, que está gravando a minissérie O Cantos da Sereia na Argentina, estaria preocupada e chorando nos intervalos das gravações.
O fotógrafo em questão, que pediu a um amigo que mora próximo à atriz para fazer as filmagens, já disse que não vai deixar o material gravado cair na internet. 
A mãe de Isis, que mora em Minas Gerais, está a caminho do Rio e os advogados daTV Globo já entraram em contato com o escritório que cuida da imagem da atriz.

ENEM

Portal Terra

Enem: analistas cobram 'intervenção' federal para salvar ensino médio

O desempenho das escolas brasileiras na edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apontou, mais uma vez, o abismo que separa o ensino privado das escolas públicas no Brasil. Enquanto a média dos colégios particulares ficou em 596,2 pontos - em uma escala até 1 mil - a rede pública alcançou 474,2 pontos. Das 100 melhores, dez são públicas, sendo que apenas duas são ligadas à rede estadual, que representa a maioria das matrículas no ensino médio.
Para mudar essa realidade, que já é verificada em outras avaliações - como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) -, especialistas em educação consultados pelo Terra apontam para a necessidade de uma intervenção federal no ensino médio. De acordo com o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Munhoz Alavarse, 92% das matrículas da rede pública hoje são de responsabilidade dos Estados, que a cada ano apresentam mais dificuldades em ampliar os investimentos na área.
"Muitos (Estados) não conseguem nem ao menos cumprir com o mínimo de salário aosprofessores (Lei do Piso), imagina investir em estrutura, em capacitação?", diz o especialista. Segundo ele, cabe ao governo federal a decisão política de ampliar os investimentos em educação e dar suporte aos Estados para melhorar o ensino.
O professor Remi Castioni, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) defende a necessidade de o Ministério da Educação (MEC) ampliar seu enfoque, muito mais voltado ao ensino universitário, para a educação básica. "O governo (federal) precisa liderar o processo de mudança no ensino médio, assumindo um papel que não tem feito nos últimos anos". Ele ainda vai além ao sugerir que os institutos federais passem a dar suporte às escolas da rede estadual.
Segundo ele, hoje o País tem cerca de 500 escolas federais, quando o ideal seria que fossem mais de 2 mil. "Os colégios federais têm desempenho muito próximo ao da rede privada. Nós já temos a fórmula, só precisamos ampliar", defende. Segundo ele, como os investimentos para aumentar a rede são elevados, seria fundamental que essas escolas já instaladas estabelecessem uma espécie de "tutoria" à rede estadual, oferecendo apoio pedagógico e capacitação.
A diferença das escolas federais está no salário e na formação dos professores - boa parte com mestrado e doutorado - e também no perfil dos estudantes. A maioria das escolas contam com uma sistema rigoroso de seleção, para garantir o ingresso dos melhores alunos. Além disso, a estrutura é melhor.
Para Castioni, não é necessário federalizar todas as escolas de ensino médio, mas sim apoiar essas instituições, assumindo um papel que os Estados hoje não conseguem cumprir. "Temos um grande desafio colocado, principalmente pelo fato de que em um espaço curto de tempo, 50% dos alunos das universidades serão provenientes rede pública (por causa da Lei de Cotas). Se não encararmos a melhoria da qualidade do ensino, vamos receber alunos com muitas deficiências", analisa.
Ensino noturno
Os especialistas também concordam com a necessidade de se acabar com o ensino noturno na educação básica. "Nesses dados do Enem, por exemplo, estamos comparando alunos da elite do ensino privado brasileiro com aqueles que trabalham o dia inteiro e à noite vão para a escola. É muita diferença", alerta o professor da USP. Para Alavarse, é preciso construir uma política federal que garanta o suporte aos estudantes para que não precisem trabalhar até a conclusão do ensino médio.
Enem 2011
O desempenho das escolas na edição de 2011 do Enem foi divulgado na quinta-feira e pode ser consultado no site do MEC. Segundo o levantamento, das pouco mais de 10 mil escolas analisadas, 47,62% eram privadas. A maior parte dos estudantes que prestaram o exame (83,86%) tem renda familiar per capita entre um e cinco salários mínimos (de R$ 622,00 a R$ 3,1 mil).
De acordo com o MEC, a média das escolas privadas ficou em 596,2 pontos. Já as escolas da rede pública alcançaram 474,2 pontos. Entre as 100 primeiras colocadas no levantamento, apenas dez são públicas.

CAMPEONATO ESTADUAL

Tatadetila

COM A PALAVRA, ZÉ DIRCEU

O Estado de S.Paulo

'Ninguém me tira a palavra', diz Dirceu

José Dirceu, João Gomes, Luiz Sérgio e Paulo Rocha - Arquivo Pessoal

Na véspera da posse de Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu - condenado a 10 anos e 10 meses de prisão - fez duras críticas a seu algoz. "Vou para a prisão, mas o direito a palavra ninguém me tira", afirmou Dirceu, durante jantar em sua homenagem, na quarta-feira, em Brasília.

O ex-todo poderoso ministro do governo Lula mostrou inconformismo com o julgamento do mensalão e disse que "o ódio imperou" na decisão de Barbosa. Na conversa com amigos e parlamentares do PT, na casa do advogado Hélio Madalena, no Lago Sul, Dirceu contou que já recebeu manifestações de apoio de autoridades de vários países, até mesmo dos Estados Unidos.

Os petistas prometeram organizar atos de desagravo a ele e ao ex-presidente do PT José Genoino, além de debates públicos sobre o julgamento. Hoje mesmo haverá uma reunião assim, em Osasco (SP), promovida pelo deputado João Paulo Cunha (PT), outro condenado no mensalão, com a participação de Dirceu e de Genoino.

O formato desses encontros foi tema do almoço de Dirceu com deputados do PT, também na quarta-feira, na casa do líder do partido na Câmara, Jilmar Tatto, futuro secretário dos Transportes da Prefeitura de São Paulo. 

Nas duas reuniões, Dirceu disse que se sente um "preso político" como nos tempos da ditadura e, mais uma vez, atacou a imprensa. Para ele, o Supremo foi influenciado por "forte pressão" da mídia no julgamento e fez uma interpretação "esdrúxula" da teoria do domínio funcional do fato - que dispensa atos de ofício - apenas para condená-lo. 

O deputado distrital Chico Vigilante (PT), presente ao jantar, disse que haverá vários movimentos em defesa de Dirceu e de Genoino, em dezembro, além daqueles organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista e Juventude do PT. Ninguém falou no ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, também condenado. 

"Vamos fazer um trabalho de formiguinha para provar à sociedade que esse julgamento foi político", comentou Vigilante. Questionado se Dirceu estava deprimido, ele respondeu que até se espantou com a tranquilidade do amigo. "Desde que conheço o Zé ele é do mesmo jeito. Nos momentos de dificuldade, quando a gente vai confortá-lo, é ele que conforta a gente."

WEBJET VAI ACABAR

Reuters

Gol anuncia fim da WebJet e corte de 850 empregos


A companhia aérea Gol anunciou nesta sexta-feira o fim das atividades da controlada WebJet, decisão que resultará na demissão de cerca de 850 empregados e num aumento pontual de custos no quarto trimestre.
"A WebJet possui uma frota composta majoritariamente por aviões Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica. Com os novos patamares de custo do setor no Brasil, esse modelo deixou de ser competitivo", disse a Gol em fato relevante.
A companhia estima em 5 a 8 por cento a redução da oferta doméstica de assentos no primeiro semestre de 2013, mas ressaltou que todos os passageiros da WebJet terão os voos garantidos.
Quanto à frota de 20 aeronaves Boeing 737-300s da WebJet, a Gol prevê devolvê-la toda até a metade do ano que vem, a maioria até março de 2013.
"Essas medidas reforçam o comprometimento da Gol na recuperação de suas margens operacionais e na sustentabilidade do negócio", segundo a empresa.
A Gol concluiu a compra da WebJet em outubro de 2011, por 70 milhões de reais, além de ter assumido dívidas de cerca de 200 milhões de reais.
A aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 10 de outubro último, condicionada ao cumprimento de um acordo para garantir um patamar de 85 por cento de eficiência na operação dos slots do aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A Gol afirmou, após o aval do Cade ao negócio, que pretendia concluir a integração da malha da WebJet em dezembro, divulgando até o fim do ano um plano de sinergias que poderiam ser alcançadas.
As ações da Gol subiam 0,31 por cento às 10h20, cotadas a 9,71 reais. No mesmo instante, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,19 por cento.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SALÁRIO MÍNIMO 2013

Agência Brasil

Salário mínimo previsto para 2013 é aumentado em R$ 4


O valor do salário mínimo previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2013 será R$ 674,95, um ganho de R$ 4 em relação à expectativa anunciada anteriormente de R$ 670,95. O reajuste se deve à atualização dos parâmetros macroeconômicos enviados ontem (21) pelo Executivo para o Congresso.
Os cálculos do governo elevaram de 5% para 5,63% a previsão de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para 2012, um dos índices usados para o cálculo do reajuste do valor do mínimo.
O novo índice será usado na proposta orçamentária para 2013 em análise na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, a elevação de 0,63 ponto percentual do INPC terá impacto de R$ 1,243 bilhão nos gastos com benefícios previdenciários e assistenciais vinculados ao salário mínimo, como aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguro-desemprego e abono salarial.
A atualização manteve o crescimento real do produto interno bruto (PIB), para 2013, em 4,5%, mas rebaixou de 3% para 2% o crescimento deste ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece que o Executivo envie a atualização dos parâmetros daeconomia. Os números são usados na avaliação da despesa e da receita para o próximo Orçamento.

CHARGE

IMAGEM DO DIA

GORDOS ALEGRES

Oglobo

Gene da obesidade reduz risco de depressão


O principal gene identificado até o momento é uma variação do FTO
Foto: AP/Rick Rycroft/19-03-2012

RIO - O gene que predispõe uma pessoa à obesidade também pode ser considerado o “gene da felicidade”, já que reduz o risco de um indivíduo sofrer de depressão. A descoberta é da Universidade McMaster, no Canadá.

A hipótese sugerida pelo estudo é que a epidemia de obesidade vivida pelo mundo atualmente se deva também a fatores genéticos, além dos ambientais, como alimentação e estilo de vida da população. O principal gene identificado até o momento é uma variação do FTO (em inglês significa “fat-obesity”, ou “gordura e obesidade”). A variante aumenta o risco do indivíduo se tornar obeso.

O trabalho teve como base 17.200 amostras de DNA de pessoas de 21 países diferentes. 

Os cientistas partiram do pressuposto de que a variação genética citada está, de alguma maneira, associada à depressão. Descobriram, após análise dos dados, que reduz em 8% o risco da doença, o que desafia a ideia de que obesidade anda junto com o problema.


A ARMADILHA DAS PROMOÇÕES

Oglobo

‘Black Friday’: ofertas podem esconder armadilhas


Site terá ofertas especiais em razão da data
Foto: REPRODUÇÃO / O GLOBO

RIO — Quem está ansioso para aproveitar os descontos prometidos pelas redes e sites de varejo nesta sexta-feira, quando será realizada a chamada promoção “Black Friday” no comércio eletrônico brasileiro, deve saber que ofertas tentadoras podem esconder armadilhas.

Segundo o Procon-SP, que monitorou a realização da campanha em 2011, há lojas que manipulam os preços para atrair os consumidores com falsos descontos. As compras por impulso, portanto, devem ser evitadas. E, se possível, deve-se pesquisar os preços das mercadorias em outras lojas antes do início da campanha promocional.

— Lembro do caso de uma tv ofertada a R$ 999 cujo valor inicial foi alterado. O preço real era R$ 1.198, mas a loja aumentou para R$ 1.999 com a intenção de o desconto parecer bem maior. Em um outro caso, o preço de uma geladeira estava sendo apresentado com desconto por uma rede de varejo. 

Mas, no site do fabricante do mesmo produto, que não participava da promoção, o valor era bem menor. Acabamos autuando as duas lojas por propaganda enganosa — destaca Márcio Marcucci, diretor de Fiscalização do Procon-SP.

Mas não é só isso: em períodos de grandes eventos no varejo, dizem especialistas, aumenta o risco de o consumidor ser vítima de fraudes, como o roubo de senhas. 

Portanto, para participar da “Black Friday 2012” é importante acessar apenas o site da campanha. Ainda assim, será necessário preencher um cadastro, o que também pode tornar o internauta vulnerável.

— Não é apenas a divulgação de informações financeiras que representa risco. Ao preencher um cadastro com suas informações pessoais, o consumidor também deve saber que está se arriscando. É preciso valer muito a pena. Em relação a promoções, o cuidado deve ser redobrado, afinal, não existe almoço de graça. Desconfie da oferta de produtos com preços muito tentadores. 

Outra orientação é não clicar sobre links enviados por e-mail. O melhor é copiar o código informado e colar no navegador para acessar a informação — ressalta Gerson Rolim, diretor de Comunicação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

De qualquer modo, os produtos comprados durante promoções — em lojas físicas ou em sites — estão cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nas compras on-line, o consumidor pode cancelar o negócio em até sete dias. Já se o produto for entregue com defeito, a loja tem 30 dias para apresentar uma solução. Caso contrário, deve trocar a mercadoria por uma nova ou devolver o dinheiro ao cliente.


TECNOLOGIA

pme.estadao

Cadeira de balanço serve como carregador para iPhone

Reprodução Site

Esqueça a maneira tradicional de carregar seu iPhone. O Laboratório Micasa, com sede na Suíça, projetou o iRock, uma cadeira de balanço capaz de converter os movimentos em energia para carregar aparelhos Apple. O projeto está em desenvolvimento e tem preço estimado de 1,3 mil euros.
De acordo com o site Springwise, mantido por uma companhia que busca pelos negócios mais promissores ao redor do mundo, a cadeira utiliza um mecanismo de corda e engrenagens para gerar energia capaz de carregar até 35% de um iPad 3 em uma hora.
A cadeira tem um braço estendido que inclui um dock para acoplar o aparelho e ainda tem alto-falantes embutidos no encosto da cabeça. A cadeira é feita de pinho sueco e estará disponível em cinco cores.

ÁGUA NA SECA

O Estado de S.Paulo

Barragem submersa garante água na seca do sertão de Pernambuco

Padilha diz que apenas observou e respeitou o comportamento da natureza na caatinga - Leo Caldas/Estadão

Na pior seca das últimas décadas, em pleno sertão do Pajeú, em Pernambuco, a Fazenda Caroá, no município de Afogados da Ingazeira, a 390 quilômetros do Recife, não disputa carro-pipa. Na sua área, de 450 hectares, há água.
De boa qualidade e guardada no subsolo, a água pode ser coletada nos "pontos de entrega", os bebedouros, distribuídos pela propriedade. Intitulado de Conceito Base Zero, o método de armazenagem, que promove a irrigação e regeneração do solo, foi criado pelo engenheiro José Artur Padilha, um estudioso do semiárido e da natureza: são as barragens submersas em leitos de rios secos.
Ele faz questão de frisar que nada criou, apenas "observou e respeitou o comportamento da natureza na caatinga", que tem como característica águas subterrâneas rasas e um elevado índice de evaporação.
A propriedade de Padilha funciona como um laboratório vivo - o Laboratório Base Zero Fazenda Caroá. Depois de décadas de pesquisa, o engenheiro chegou à essência do que buscava. "O aleijamento cultural nos impede de perceber obviedades", afirma ele.
O "óbvio" percebido pelo engenheiro é simples, barato - em relação a outras alternativas - e eficiente. Ele constrói barragens baixas, em forma de arco romano deitado, utilizando apenas pedras - sem cimento ou argamassa nem escavação para fundações - ao longo do leito seco. No período chuvoso, a sucessão de barramentos absorve e retém a água, que fica acumulada, a cerca de dez metros, no subsolo, para os períodos de estiagem. Os elementos trazidos pelas correntes das águas da chuva - a exemplo de minerais e materiais orgânicos - vedam os espaços entre as pedras e são decantados e sedimentados, permitindo a regeneração da biodiversidade.
Com a tática, o solo se recompõe e a vida animal é preservada. Sapos, abelhas e pássaros voltam a habitar a área. Nas terras que voltam a ser férteis, torna-se possível praticar a agricultura familiar - aliada ou não à criação de animais.
Na Fazenda Caroá, os bebedouros instalados no mesmo rumo dos barramentos estão sempre cheios, oferecendo água sem necessidade de bombas ou cataventos para puxá-la. A gravidade faz o serviço.
Ampliação
Padilha tem mapeadas 418 microbacias hidrográficas nos 17 municípios do sertão do Pajéu. Mas ele assegura que o projeto pode ser replicado em todo o Estado de Pernambuco, em todo o semiárido e até no Brasil inteiro. "Sem exceção", assegura o engenheiro, que já comprovou o sucesso das barragens submersas mesmo em áreas de caatinga totalmente planas.
A sua fazenda se localiza ao pé de uma serra, com parte do terreno em área mais alta. "A lógica é a mesma, mas o modo de fazer é personalizado", diz, ao observar que o ideal é construir as barragens em período seco, preparando o solo para o ciclo chuvoso. Quem faz a experiência, segundo ele, vê o resultado depois da primeira chuva. "É algo mágico, o ambiente antes inóspito se torna produtivo", explica.
Padilha dispõe o método a quem se interessar e afirma que a tecnologia pode ser repassada numa capacitação de menos de quatro horas - e até mesmo a distância. Ele destaca que a evaporação no bioma caatinga é muito alta - média de 2,5 mil milímetros - levando barreiros, barragens e açudes a uma redução rápida da água armazenada.
"Não adianta brigar com o semiárido, qualquer coisa que se tente alterar é insensato", defende o engenheiro, ao reiterar que a estiagem é um fenômeno comum na região.
Padilha acredita em uma "revolução pacífica" para todo o semiárido nordestino com a adoção do Conceito Base Zero dentro de um planejamento de política pública. Ele observa que a mão de obra ociosa no período seco poderia ser usada para trabalhar na construção das barragens e sugere até um nome para a sua remuneração: "Bolsa Ecologia".
"Trata-se de uma questão fundamentalmente ecológica", avalia, defendendo um desenvolvimento efetivamente sustentável e produtivo. Incluído na Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente de 1999, o Conceito Base Zero nunca foi adotado por nenhum governo.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DEIXE PRA COMPRAR SEXTA.

Portal Terra

Brasil terá Black Friday nesta sexta-feira (23)

As lojas brasileiras vão aumentar neste ano as ofertas da chamada Black Friday - tradicional dia de promoções após o Dia de Ação de Graças que acontece nos Estados Unidos. No Brasil, a internet reúne o maior número de ofertas, já que não há o costume de fazer filas na madrugada à espera dos descontos como nos EUA.
A rede SaveMe irá realizar na próxima sexta-feira (23). A empresa anunciou nesta segunda-feira (19) que o evento contará com mercadorias com descontos de até 90%, e que espera superar a marca de R$ 100 milhões em negócios, atingida em 2011.
Entre as lojas que já confirmara a participação estão Saraiva, Americanas, Carrefour, Extra, Casas Bahia, TAM, Groupon, Dell, Apple, entre outras. Para ter acesso as ofertas, o consumidor deve se cadastrar por meio do site www.blackfriday.saveme.com.br/. Segundo o SaveMe, todos os usuários cadastrados receberão, às 0h de sexta-feira, um mensagem com as melhores ofertas disponíveis no site.
No segmento de móveis, decoração e artigos para a casa, a Mobly vai oferecer descontos de até 70%, segundo sua assessoria. A promoção é válida por apenas 24 horas. Entre os itens com preço reduzido estão guarda-roupa 6 portas de R$ 2.300 por R$ 1.140 e cadeira dobrável de R$ 128 por R$ 62. A terceira edição do Black Friday brasileiro deve movimentar cerca de R$ 150 milhões em vendas apenas no comércio eletrônico.
Já no segmento de computadores, a Dell anunciou que vai oferecer toda a sua linha de computadores para usuários finais (notebooks, ultrabooks, desktops e All-in-One) com descontos que podem chegar a até R$ 1 mil nos canais de atendimento direto da Dell - loja online (www.dell.com.br), central de vendas (0800 701 1268) ou pelo chat.

SENNA, O NÚMERO 1.

Portal Terra

Britânicos fazem top 20 da F1 e colocam Senna no primeiro lugar


Campeão mundial em 1988, 1990 e 1991, Ayrton Senna é o melhor piloto da história da Fórmula 1, segundo a rede estatal britânica BBC. O site da emissora publica nesta terça-feira um perfil do brasileiro, morto no Grande Prêmio de San Marino de 1994, e o coloca como o "número 1" entre os 20 automobilistas que foram retratados no total.
A série de perfis dos melhores pilotos da F1 da rede começou a ser publicada em março e chegou ao fim nesta terça-feira. Os membros da equipe que cobre a categoria pela emissora foram convidados a fornecer o top 20 histórico de cada um - combinados, os nomes resultaram na lista comandada por Senna.
No perfil do brasileiro, os comentaristas Murray Walker e Andrew Benson apontam que a "morte, talvez inevitavelmente, deu à lenda de Ayrton Senna um brilho romantizado". O piloto morreu no volante da Williams em um acidente no circuito de Ímola, aos 34 anos de idade, em 1º de maio de 1994.
"A grandeza do homem e o brilhantismo do modo como dirigia é facilmente lembrada, a escuridão ocasional de sua psique não tanto, talvez", lê-se no perfil. "Mas é um desserviço a Senna honrar apenas uma parte de seu legado. O significado dos seus feitos não podem ser entendidos apropriadamente sem uma total apreciação de suas origens".
O texto ainda aponta que "provavelmente nenhum piloto na história da Fórmula 1 dedicou-se mais ao esporte, deu mais de si mesmo em sua inflexível perseguição do sucesso. Senna era uma força da natureza, uma poderosa combinação de espetacular talento cru e algumas vezes de uma determinação espantosa".
BBC ainda analisa que Senna, cuja carreira na categoria se encerrou com 41 vitórias e 65 pole positions em 161 Grandes Prêmios disputados, tinha a expressão de um "herói romântico, um carisma que poderia acalmar qualquer sala, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com a qual milhões sentiam que podiam se identificar".
"Tudo isso fez dele um semi Deus no Brasil e admirado por todo o mundo como poucos esportistas foram antes ou desde então", prossegue a rede. "Mas com essa determinação e seu próprio conhecimento de quão bom ele era, veio uma sensação de direito que era menos atraente e que o levou a tomar ações que colocaram sua própria vida - e a vida de seus oponentes - sob risco".
Confira o top 20 dos melhores pilotos da história da F1 segundo a rede BBC:
1. Ayrton Senna (Brasil) 
2. Juan Manuel Fangio (Argentina)
3. Jim Clark (Grã-Bretanha)
4. Michael Schumacher (Alemanha)
5. Alain Prost (França)
6. Stirling Moss (Grã-Bretanha)
7. Jackie Stewart (Grã-Bretanha)
8. Sebastian Vettel (Alemanha)
9. Niki Lauda (Áustria)
10. Fernando Alonso (Espanha)
11. Alberto Ascari (Itália)
12. Gilles Villeneuve (Canadá)
13. Nigel Mansell (Grã-Bretanha)
14. Mika Hakkinen (Finlândia)
15. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
16. Nelson Piquet (Brasil)
17. Emerson Fittipaldi (Brasil)
18. Jack Brabham (Austrália)
19. Graham Hill (Grã-Bretanha)
20. Jochen Rindt (Áustria)

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Oglobo

A dieta para uma vida mais feliz


Fontes de fibras e vitaminas, as verduras e legumes têm papel fundamental na garantia do bem-estar mental
Foto: Guilherme Leporace/03-11-2011

A alimentação rica em frutas, verduras, grãos e carnes vai além dos benefícios para a saúde física do indivíduo e pode até trazer felicidade. É o que mostra uma pesquisa recente que avaliou 80 mil britânicos e constatou um aumento do bem-estar mental proporcional ao consumo de frutas e verduras. 

O pico de “satisfação” foi identificado entre aqueles que consumiam diariamente sete porções de 80 gramas cada. A partir deste resultado, os pesquisadores sugeriram mudanças nas diretrizes gerais de saúde dos EUA e Reino Unido, que atualmente orientam o consumo de cinco porções na alimentação diária. Eles defendem que o mesmo poderia valer para os demais países.

— Os dados usados no estudo foram coletados da dieta dos britânicos. Apesar dos contextos culturais, nossa biologia não difere tanto da de outros povos, principalmente dos ocidentais — comenta Sarah Stewart-Brown, professora da Escola de Medicina de Warwick e uma das autoras do artigo publicado no periódico “Social Indicators Research”.

Mente e corpo sadios com boa alimentação

Em linhas gerais, a dieta da felicidade é a mesma receita equilibrada recomendada para a saúde física e inclui proteínas, fibras e vitaminas. Mas se a dieta é similar, a atuação dos nutrientes no organismo é bem diferente, já que o foco de ação passa a ser o cérebro.

— O sistema nervoso central comanda todas as nossas funções e, ao contrário do que pensamos, é o único órgão que não tem uma reserva significativa de energia — explica a nutricionista Denise Carreiro, autora dos livros “Alimentação e Distúrbios do Comportamento” e “Cálcio na forma, na medida e no lugar certo”. 

— Para a nutrição, o cérebro, apesar de todas as suas características diferenciadas, é mais um órgão do corpo que necessita ser adequadamente nutrido. O sistema nervoso central não é um sistema independente. 

Ele trabalha em total simbiose com os sistemas gastrointestinal e imunológico, dependendo dos nutrientes que são absorvidos pelo intestino.

Os neurotransmissores regulam o humor e o comportamento e precisam ser alimentados para funcionar bem. A falta de nutrientes para funções cerebrais pode provocar comportamentos compulsivos, ansiedade, cansaço mental e irritabilidade.

Um dos principais neurotransmissores do bem-estar é a serotonina, formada por um aminoácido chamado triptofano, presente em peixes, carnes, ovos e outras fontes de proteína. Já o ácido gama aminobutírico (gaba) ajuda a manter a atenção, além de ser um calmante. Ele está presente no L-theanina, um aminoácido encontrado no chá verde, assim como em vitaminas, como a B12, presente nas folhas verde-escuras.

O ômega 3, presente em peixes como salmão, atum e bacalhau, e também em vegetais, como brócolis, rúcula e couve, é um estabilizador de humor e mantém a boa comunicação cerebral e de todas as células do corpo.

Menos açúcar e conservantes na alimentação

Evitar produtos industrializados — que, em geral, contêm poucos nutrientes, muitos aditivos químicos e neurotóxicos — e o consumo exagerado de açúcar são duas orientações de dez entre dez especialistas de nutrição e humor. Já refrigerantes e sucos artificiais não possuem valor nutricional e ainda contêm substâncias que inibem a absorção de nutrientes.

— Os níveis de glicose no sangue flutuam um pouco durante o dia, mas ingerir muitos carboidratos ou produtos com excesso de açúcar pode desequilibrar esses níveis de maneira extrema, o que influencia o humor — explica a nutricionista Patricia Davidson Haiat, professora de pós-graduação em terapia nutricional da Uerj e membro do Institute for Functional Medicine.

Patricia afirma ainda que o tradicional mau humor matinal vai muito além da vontade de continuar na cama:

— Após um jejum noturno de muitas horas, os níveis de glicose estão baixos. Alimentar-se com muito pão ou açúcar faz com que eles subam rapidamente, provocando a alteração de humor. Para evitar isto, é importante modular o consumo de carboidratos com fontes de boas gorduras, como nozes, amêndoas e proteínas, por exemplo, ovo e frios magros.
Para a especialista, a adoção de uma dieta equilibrada pode ser o suficiente para até dispensar o uso de medicamentos:

— Os remédios para humor, depressão e compulsão no mercado trabalham justamente na produção de neurotransmissores. Sendo assim, claro que os nutrientes vão ter papel chave nestas desordens, já que são matéria-prima para a produção de todos os neurotransmissores cerebrais — afirmou Patricia.

VOCÊ SABIA


IDIOMA PORTUGUÊS NO FACEBOOK

blogs.estadao

Idioma português é o que mais cresce no Facebook

SÃO PAULO – O português é o idioma que obteve o maior crescimento no Facebook em dois anos. Segundo dados da Social Bakers, o número de usuários que optaram por visualizar o site em português saltou de 6,1 milhões (maio de 2010) para 58,5 milhões (novembro de 2012), mantendo o idioma atrás do inglês, com quase 360 milhões de usuários, e o espanhol, com 142 milhões.
O português cresceu praticamente 10 vezes entre 2010 e 2012. Tamanha ascensão não se repetiu com os demais. O inglês teve um aumento de 1,6 vezes e o espanhol, 2,3. Além do Brasil, o mais notável se dá com a língua árabe, o nono idioma mais usado, que chegou a um número de usuários quase seis vezes maior.
Comparando-se os países, o Brasil é o segundo com maior quantidade de perfis na rede social, que já passa dos 1 bilhão de usuários. O Brasil, à frente da Índia e atrás dos EUA, responde por 61,8 milhões dos usuários (a diferença entre este número e de usuários que visualizam a rede em “português” se dá simplesmente pelo fato de muitos usuários falantes da língua optarem por um idioma alternativo ao seu nativo), mas está em 42º no ranking dos países que mais cresceram no Facebook nos últimos seis meses (o primeiro é o Vietnã; veja).

MINISTÉRIO PÚBLICO

 O Estado de S.Paulo

Ministérios Públicos de 5 Estados não cumprem resolução

Seis meses depois de a Lei de Acesso à Informação entrar em vigor, 12 Ministérios Públicos Estaduais, além do Ministério Público Militar, ainda não divulgam individualmente nomes e salários de seus funcionários. Entre eles, 5 são praticamente uma caixa-preta: não dão nenhum dado sobre os vencimentos - nem nome nem matrícula dos servidores - contrariando resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sobre o assunto.
O Ministério Público de São Paulo é um dos que não divulgam individualmente informações sobre salários de seus membros. Estão ainda nessa lista Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.
O item VII do artigo 7.º da resolução 89 do CNMP determina que cada MP deve publicar em seu sítio na internet "remuneração e proventos percebidos por todos os membros e servidores ativos, inativos, pensionistas e colaboradores do órgão, incluindo-se as indenizações e outros valores pagos a qualquer título, bem como os descontos legais, com identificação individualizada do beneficiário e da unidade na qual efetivamente presta serviços".
Outros 7 Ministérios Públicos Estaduais - e também o Ministério Público Militar - divulgam apenas matrícula dos funcionários e os salários, sem os nomes.
Isso porque, ao contrário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dos Poderes Executivo e Legislativo Federais - todos divulgam nomes e salários dos servidores -, a resolução 89 do CNMP permite que os Ministérios Públicos divulguem os vencimentos de cada funcionário atrelado apenas ao número de matrícula - o que na prática impede a identificação.
O grau de transparência entre os que mostram nomes também varia. Os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, além dos Ministérios Públicos do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte e de Roraima são os mais transparentes: divulgam nomes e salários de todos os servidores numa mesma lista e sem necessidade de cadastro de quem pretende consultá-la.
Já os Ministérios Públicos de Goiás, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal publicam os salários e as matrículas dos funcionários numa lista. Para saber a quem corresponde determinada matrícula, o cidadão precisa abrir uma segunda tabela.
Pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV-SP, Fabiano Angélico considerou positiva a quantidade de MPs que publicam nomes e salários. "É bom saber que a maioria optou pela divulgação nominal dos vencimentos. Sinal de que a pressão da sociedade tem funcionado. Por outro lado, em se tratando de Ministérios Públicos, cuja função é zelar pelo cumprimento das leis, é frustrante que alguns ainda estejam relutantes."
O presidente da ONG Movimento do Ministério Público Democrático, Claudionor Mendonça dos Santos, defende a identificação pela matrícula - e não pelo nome - por questões de segurança. "Visualizo perigo na publicação nominal de salários na situação em que vivemos. Por meio da matrícula nada impede que o cidadão requeira ao MP a identidade do servidor que recebe determinado salário. Quando o Estado garantir nossa segurança, seremos a favor da divulgação nominal", diz Santos, que é promotor em Santo André.
Voto vencido. Relator da resolução 89 do CNMP, o conselheiro Mario Luiz Bonsaglia discorda do colega. "Fui voto vencido na sessão do CNMP que decidiu pela não obrigatoriedade da publicação nominal dos vencimentos. O MP tem que dar o exemplo de transparência. Sou procurador da República, tenho meu salário exposto na internet e não sofri nada até agora", afirma.