sábado, 7 de julho de 2012

PASSOU DE 60 - RUY CASTRO

Enviado por ORF.
Passou de 60 - RUY CASTRO

RIO DE JANEIRO - Foi em 1970. Meu colega Alvaro Cotrim, Alvarus, caricaturista, colaborador da histórica "Careta" e amigo de J. Carlos, entrou tiririca na Redação da revista em que trabalhávamos, na avenida Presidente Vargas. Acabara de ler a manchete de um jornal pendurado na banca: "Ancião é mordido no nariz por seu papagaio". Seguia-se a notícia: "Fulano de Tal, português, 65 anos..."


Em plena era beatle, Alvarus era um egresso da belle époque. Tinha bastos bigodes retorcidos, como os do barão do Rio Branco, usava gravata-borboleta e cheirava a talco francês. Mas sua indignação era justa. O homem tinha 65 anos, sua exata idade, e fora chamado de ancião. "Quer dizer que, apesar de nunca ter sido mordido por um papagaio, também sou ancião?", esbravejou Alvarus. Logo ele, que só pensava em mulher.


Hoje, o politicamente correto impediria que se usasse essa palavra. Mas a que a substituiu não ajuda muito: idoso. E está o tempo todo na mídia. "Idoso assaltado sobrevive quatro dias, nu, em matagal no entorno de Brasília", saiu outro dia. O idoso tinha 61 anos. Significa que, se eu próprio, aos 64, for encontrado nu num matagal em Brás de Pina, subúrbio carioca, também entrarei na categoria de idoso?


Ou: "PF prende idoso com fitas e vídeos de pedofilia no Paraná". O gajo tinha 60 anos. Ou: "Idoso engasga com asa de frango na Bahia e morre" -62. Ou: "Bombeiros resgatam idoso que subiu em árvore no Rio e não conseguiu descer" -63. Enfim, tanto quanto os jovens e os homens de meia-idade, os chamados idosos vivem se metendo em encrencas pelo Brasil. Mas não se veem manchetes como "Homem de meia-idade é flagrado assaltando pipoqueiro em SP".

Segundo o IBGE, passou de 60 já é idoso. Com direito a andar de graça em ônibus, pagar meia-entrada no teatro e o dobro do preço no plano de saúde.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MAURICIO RANDS LUCIDEZ & LOUCURA

Raul Jungmann

Inveja, foi o meu primeiro sentimento ao ler a carta de Rands.

Duvido que alguém hoje, que faça política com seriedade, que não queira, por um momento que seja, cair fora da vida pública. Tanta corrupção, escândalos, maledicências, punhaladas e canalhice, são demais, mesmo para quem tem senso de missão e dever.

Maurício é um caso duplamente raro. Renuncia a um... mandato parlamentar sem ser acusado de nada e/ou para fugir de uma cassação certa.

E deixa um partido no poder, o PT, por puro desencanto.

Partido que ajudou a construir com disciplina e zelo ao longo de 32 anos. O que o levou a ser relator da reforma da previdência no 1o governo Lula, esquecendo de tudo o que defendeu, como militante e advogado de causa sindicais, antes de se tornar parlamentar.

Estivemos juntos em vários momentos, e lhe sou grato por diversas atitutes que, ao meu modo, reciproquei. 

A exemplo da defesa que fiz do governo Lula, quando estávamos em missão no exterior, diante do parlamento e Suprema Corte hondurenhos, da acusação de complô, com cubanos e Chavez, na crise do presidente Zelaya em nossa embaixada. 

Maurício, como tantos, fechou os olhos para os desvios e a degradação do seu partido, o PT. Até o dia em que este, desfigurado e implacável, o triturou e esmagou seus sonhos, humilhando-o publicamente.

Referindo-se a sua saída da vida pública, seu colega Fernando Ferro disse não se saber se sua renúncia ao mandato devia-se à lucidez ou a loucura.

Opino que a lucidez. 

Loucura, é continuar sonhando e com ideais no palco da farsa política brasileira, onde o PT, de herói salvador, transformou-se em seu oposto: um monstro que devora e destroi seus melhores filhos.

Raul Jungmann

ULTIMO DIA PARA REGISTRO DE CANDIDATURAS

Agência Brasil

Termina prazo para requerimento de registro de candidatos a prefeito

Brasília-Termina hoje (5) às 19h o prazo para partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos cartórios eleitorais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que para todos os cargos deverão ser obedecidos os critérios estabelecidos pela chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que prevê os casos em que os candidatos ficam inelegíveis.
A partir de hoje, os nomes de todos os candidatos devem constar das pesquisas eleitorais, realizadas com aapresentação da relação de candidatos ao entrevistado. Também a partir desta quinta os cartórios e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão para atender às demandas relativas às eleições.
Decisão tomada pelo TSE em junho deste ano permite a participação de candidatos que tiveram contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas. As contas de campanha são diferentes das contas referentes ao exercício de funções públicas, ou seja, as contas dos gestores públicos (prefeitos, governadores, secretários estaduais ou municipais etc). Elas são regidas pela Lei 9.504/97, conhecida por Lei das Eleições, que, em seu texto, condiciona a obtenção do registro de candidatura à mera apresentação da prestação de contas dos recursos arrecadados por meio de doações e utilizados na eleição. Essas contas são analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral.
Entretanto, a decisão de junho não impede a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Em contas que foram movimentados recursos públicos por secretários estaduais e municipais, prefeitos e governadores a Lei Complementar 135/2010 é aplicada. Nesse caso, as contas são analisadas pelos tribunais de contas e pelo Poder Legislativo. 
Entre os casos previstos em lei, são considerados inelegíveis o governador e o prefeito que perderam os cargos por violação à Constituição Estadual e à Lei Orgânica do Município. Também não pode se candidatar quem tenha sido condenado pela Justiça Eleitoral em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político.
A lei ainda torna inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure improbidade administrativa. Estão na mesma condição os detentores de cargos públicos que beneficiarem a si ou a terceiros pelo abuso do poder econômico ou político.
Para conhecer todos os casos de inelegibilidade, acesse a Lei Complementar 135/2010 na íntegra.

MAURICIO RANDS DEIXA O PT.

Enviado por ORF.
CARTA AO POVO DE PERNAMBUCO

 / Foto: Igo Bione/JC Imagem

Venho aqui me comunicar diretamente com meus eleitores, companheiros, amigos e com o povo de Pernambuco, em especial com os militantes do Partido dos Trabalhadores - PT, que compartilharam comigo tantas lutas pela democracia e pela construção de uma sociedade melhor.

Nas prévias internas de definição do candidato do PT e da Frente Popular, durante dois meses, participei de intenso debate sobre o Recife e a vida partidária. Interagi com os militantes, na compreensão conjunta de que a melhoria da condição de vida na cidade é um processo de construção coletiva no qual o partido tem grande responsabilidade em servir de exemplo na demonstração de práticas democráticas. Testemunhei todo o engajamento desprendido e consciente de milhares de pessoas nesse nobre debate. Destes militantes, levarei para sempre as melhores memórias e a eles sou profundamente grato.

Depois da decisão da direção nacional do PT, impondo autoritariamente a retirada à minha candidatura e à do atual prefeito, recolhi-me à reflexão. Ponderei sobre o processo das prévias e sobre o momento político mais geral. Concluí que esgotei por inteiro minha motivação e a razão para continuar lutando por uma renovação no PT. Percebi terem sido infrutíferas e sem perspectivas minhas tentativas de afirmar a compreensão de que o 'como fazer' é tão importante quanto os resultados.

As diferenças de métodos e práticas, aliás, já vinham sendo por mim amadurecidas e acumuladas há algum tempo. Todavia, este processo recente fez com que as divergências ficassem mais claras e insuperáveis. Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, infelizmente, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária.

No debate das prévias, minha candidatura buscou construir uma legítima renovação por dentro do PT e da Frente Popular. Mas lutamos, também, para renovar os procedimentos com o objetivo de reforçar as práticas democráticas. Porém, setores dominantes da direção nacional do PT já tinham outro roteiro que não o debate democrático com a militância do PT no Recife e a sua deliberação. Ou seja, cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo do Recife.

Por não terem dialogado com a militância do PT no Recife, muito menos com a Frente Popular, ignoraram que existiam alternativas, procedimentais e de quadros, dentro do partido, que unificariam a frente em torno de uma candidatura do PT. Com a decisão da direção nacional do PT, lamentavelmente, esta unidade resultou rompida. Diante da minha discordância com essa ruptura provocada pela direção nacional do partido, concluí que cheguei ao fim de um ciclo na minha vida de militante partidário.

É nesse quadro que comunico aqui três decisões tomadas por mim. Primeiro, a minha desfiliação do PT. Segundo, a devolução do mandato de Deputado Federal ao partido. E, por último, meu afastamento definitivo do cargo de Secretário do Governo Eduardo Campos.

Existiram diversas razões que me levaram a este caminho. A mais crucial dá-se no nível da minha consciência. Sempre agi, na vida e na política, com o maior rigor entre o que penso e o que faço. Sempre cumpri os deveres da minha consciência.

Defendi nos debates partidários a renovação do modo petista de governar e a implantação de um novo modelo de gestão no Recife. Modelo capaz de aprofundar nossa concepção de democracia participativa e especialmente de trazer para a cidade métodos e ações que o Governo Eduardo Campos vem praticando de maneira exemplar e com reconhecimento inclusive 
internacional, mas que a administração do Recife não conseguiu implantar.

Minha experiência como Secretário do Governador Eduardo Campos foi fundamental para entender a importância da política do fazer, com formas competentes e inovadoras de gerir os recursos públicos, atrair investimentos privados e promover a inclusão social.

Ainda nos debates das prévias, defendi a renovação das práticas e dos quadros partidários, bem como a melhoria da articulação política do governo municipal com o parlamento, os partidos da base e a sociedade civil organizada. Nesses 32 anos de militância, dediquei grande parte de minha vida a fortalecer o campo democrático-popular, lutando para aumentar a participação e consciência política do nosso povo.

Amadureci as decisões que acabo de tomar com base em fatos altamente relevantes que impactaram minha consciência de cidadão. Entre estes, a opção da quase totalidade da Frente Popular pela indicação de Geraldo Júlio como candidato a Prefeito do Recife. Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do Governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife. Implantando na cidade o que o Governador Eduardo Campos está fazendo em Pernambuco, ele vai melhorar concretamente a vida do povo do Recife.

Estou consciente de que o nosso povo vai entender o significado da escolha de um novo quadro para transformar as práticas político-administrativas na cidade. Geraldo Júlio vai representar a renovação dentro de uma frente política que - espero - seja mantida, mesmo com o lançamento de duas candidaturas no seu campo.

Como esta posição tem graves implicações para minha vida partidária, decidi que devo sair do PT e, com dignidade, devolver meu mandato ao partido. E como gesto concreto de que não se trata de um jogo menor, de barganha por espaços de poder, decidi também sair definitivamente do Governo Eduardo Campos. Esse é o custo, sem dúvida elevado, de ser fiel à minha consciência cidadã. Saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania.

Recife, 03 de julho de 2012

Maurício Rands

CALAMIDADE PÚBLICA

Difícil compreender.

A propaganda oficial do governo do Rio Grande do Norte, diz que o atual governo, pegou o estado destroçado, endividado e falido. Agora, diz que reduziu despesas, equilibrou as contas e aumentou a arrecadação, ou seja, agora está voando em céu de brigadeiro.

Porque então, só depois de um ano e meio, o atual governo resolve decretar calamidade pública na saúde ?

Dá pra entender ?

O decreto de calamidade pública é como uma sessão de quimioterapia, que provoca uma queda na imunidade do organismo, e suscita o aparecimento mais facilitado de bactérias e vírus oportunistas; no estado facilita as dispensas de licitações e afrouxa controles e fiscalizações comuns no serviço público.

Isto tudo quer dizer que a utilização do dinheiro público no estado ficará ao sabor do comando pessoal da governante ou de quem realmente manda no governo.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012: SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Recebi do amigo João Wilson Neri, esposo da candidata Maria de Fátima à prefeita de São Miguel do Gostoso, pelo PMDB, o seguinte e-mail:
 Caros amigos,

 Vejam a convenção de gostoso,

Aproveito para atualizar a todos com notícias da convenção, inclusive para agradecer aos que puderam comparecer. A movimentação na cidade começou cedo e a escola em que aconteceu lotou. O discurso de Maria de Fátima emocionou muitas pessoas, como vocês podem observar pelas fotos. Resultado mais que positivo.

Abraços.

facebook 3 compactado.jpg

facebook 5 compactado.jpg
facebook 8 compactado.jpg


facebook compactado.jpg


domingo, 1 de julho de 2012

FUJA DO CARREFOUR

Novo Jornal


FRANÇOIS SILVESTRE

Fui a Natal. Precisava resolver algumas coisas e comprar uma televisão. Resolvi fazer isso no Carrefour; tem caixa eletrônico do Banco do Brasil e um chope de boa qualidade na praça de alimentação, apesar do banheiro mal cuidado e fedido. A compra teve tudo de normal, quase tudo. A primeira “TV” foi desaprovada no teste. O testador descobriu que fora usada. Voltei e me entregaram outra. Deixei a “televisão” no carro e voltei à praça de alimentação, onde sou conhecido, de longas datas, dos proprietários e garçons.
Após um certo tempo, fui embora. Ao chegar ao carro, nada notei. Quando mexi na capa do computador que deixara no banco dianteiro, notei que estava fofa. O computador sumira. Fui verificar a “televisão”; também sumira. Aparentemente nada arrombado.
Indicaram-me um senhor, aparentemente sério, responsável pela segurança. Numa pequena sala, ele passou a mexer em papéis, escrever numas folhas soltas, telefonar. Uns cinquenta minutos. Depois me disse: “O senhor resolva juridicamente”.
Perguntei o porquê da demora para ele decidir aquilo. “Se era pra resolver na justiça, por que o senhor me reteve aqui esse tempo todo”? Ele respondeu que era a rotina e que eu deixara o carro aberto. Perguntei: “Você fez a perícia”? Silêncio.
Tempo suficiente para a fuga do roubo.
Fui ao Via Direta fazer um BO policial. Descobri que uma porta do carro fora violada. Violação de perito. Voltei ao supermercado. Encontrei funcionários da “casa” entre risinhos, cochichos, sem qualquer atenção a mim. Num certo momento, um dos empregados, talvez ausente do esquema, aproximou-se e falou baixinho: “O senhor levou sorte. Tem coisa muito mais grave acontecendo por aqui”. Disse e saiu empurrando um carrinho de compras.
Conclusões de uma coisa terrível dos nossos tempos. Aprendi, por um amigo policial, que tudo tem uma explicação nessa atividade hoje institucionalizada. O fato de não levar a capa do computador é para o roubado sair dali pensado que nada aconteceu. Feito isso, libera a Loja da responsabilidade do estacionamento.
A demora, na sala de “segurança” da Loja é outra maçada para conseguir a segunda via da Nota Fiscal. Tudo muito suspeito. Você notou que grafei “televisão” com aspas? Pois é. No BO, da Polícia, foi descoberto que o Carrefour me vendera um Monitor e não uma Televisão. Um dentão no ligar da cioba.
Fui enganado na Loja e roubado no estacionamento. O Carrefour não é uma loja comercialmente digna. Fuja de lá. Té mais.

ELEIÇÕES 2012 : CEARÁ MIRIM


Na convenção do PMDB de Ceará Mirim, que homologou a candidatura da ex-prefeita Edinólia Melo, Geraldo Melo disse em seu discurso:
"Ela é muda, mas, não é mouca. Por mim, ela não teria vindo, mas, ela preferiu ouvir a voz do povo do Ceará Mirim"

OS MITOS DA PERDA DE PESO

Terra

Confira 10 mitos relacionados à perda de peso

 Foto: Getty Images

 “Comer à noite engorda”, “fome é sinal de que precisa de comida”, “exercício deixa a pessoa cansada”. Esses são apenas alguns dos muitos mitos que atrapalham a perda de peso. Confira abaixo 10 deles, listados pelo site da revista americana Shape:
Mito: Comer à noite engorda
Fato: Se a sua ingestão total de calorias é apropriada para a perda de peso e sua manutenção, pode se beneficiar ao comer algo depois do jantar, segundo o nutricionista Joni Rampolla. Para manter os níveis de energia em alta, é melhor repartir as calorias ao longo do dia. Procure comer algo a cada duas ou três horas, o que estabiliza os níveis de açúcar no sangue. O lanche de fim de noite deve ter, no máximo, 200 calorias.

Mito: Fome é sempre sinal de que o corpo precisa de comida
Fato: O corpo comumente envia sinais de fome até quando está desidratado e privado de sono, alertou o nutricionista Joni Rampolla. Portanto, analise se bebe água suficiente e dorme bem.

Mito: Perder peso é mais difícil que mantê-lo longe
Fato: Mais de 90% das pessoas que investem em dietas recuperam o peso perdido (ou mais) ao terminar o plano, de acordo com o nutricionista Joni Rampolla. Se voltar a comer o que costumava antes de eliminar os quilos extras, acaba engordando porque o corpo mais magro requer menos calorias para funcionar. Além disso, se a dieta não inclui proteína suficiente, perde massa muscular, o que diminui o metabolismo.

Mito: Exercício deixa a pessoa cansada
Fato: À medida que o corpo fica em melhor forma, a maioria das pessoas sente que o exercício lhes dá mais energia que antes. Atividade física regular pode ajudar também a combater a fadiga, melhorar o sono e reduzir o estresse, disse a personal trainer e nutricionista Gina Crome.

Mito: Exercitar compromete muito tempo
Fato: Para manter o peso saudável, vale se exercitar de 20 a 40 minutos na maioria dos dias da semana. Se seu objetivo é perder peso, é aconselhável que reserve 45 a 60 minutos por dia, segundo a personal trainer e nutricionista Gina Crome.

Mito: Para eliminar a gordura da barriga, devo fazer abdominais
Fato: O tipo de exercício que faz não afeta o número de células de gordura em uma área específica, informou a personal trainer e nutricionista Gina Crome. Mesmo se fizer 100 abdominais diariamente, sem alimentação adequada, qualidade de sono e uma rotina de exercícios, nunca alcançará uma barriga lisa. Só vai desenvolver os músculos da área, mas isso não equivale a perda de gordura. Quando o corpo fica com menos gordura, elimina de todas as regiões ao mesmo tempo.

Mito: Não pode comer carboidratos à noite
Fato: Essa afirmação é baseada na crença de que, como os carboidratos são fonte de energia, não devem ser ingeridos quando está inativo, realidade da maioria das pessoa à noite. Mas o nutricionista John Bosse lembrou que muitos têm horários atípicos ou se exercitam regularmente após o trabalho e, portanto, se beneficiam ao consumir quantidades adequadas de carboidratos à noite.

Mito: Puxar mais peso faz com que fique muito musculoso
Fato: A menos que esteja tomando substâncias proibidas que alterem o seu perfil hormonal (esteroides anabolizantes), é altamente improvável que ganhe grandes quantidades de músculo, afirmou o nutricionista John Bosse.

Mito: Sucos desintoxicantes redefinem o metabolismo e eliminam de vez os quilos a mais
Fato: O problema dos sucos desintoxicantes é que são uma solução temporária, porque não ensinam hábitos alimentares equilibrados, que são responsáveis pela perda de peso e manutenção, explicou a nutricionista Kristen Carlucci.

Mito: Todos os carboidratos são inimigos
Não são os carboidratos em si que causam ganho de peso, mas o fato de que é difícil para muitos conseguir controlar o tamanho das porções, revelou a nutricionista Kristen Carlucci. Em vez de cortar carboidratos completamente, procure por massas e pães feitos com grãos integr

CAFEÍNA E IDOSOS

Terra

Estudo: cafeína é aliada no fortalecimento de músculos de idosos


Tomar café pode ajudar pessoas mais velhas a manter a força muscular e reduzir as chances de doenças, é o que mostra um novo estudo divulgado nesta sexta-feira (29) pelo jornal britânico Daily Mail. O declínio da força muscular, que ocorre com a chegada da idade, reduz também a qualidade de vida, fazendo com que as tarefas simples do dia-a-dia se tornem mais difíceis. O processo de como isso ocorre ainda não é muito conhecido, mas é fato que a preservação do tônus muscular é a chave para uma vida mais saudável.
Já se sabe que em adultos a cafeína ajuda os músculos a produzir mais força. Mas com a idade, os músculos naturalmente se tornam mais fracos. Por isso, cientistas da Coventry University investigaram pela primeira vez como a cafeína poderia ter um efeito fortalecedor em pessoas mais velhas. O estudo, feito com ratos, mostrou que a substância impulsiona dois diferentes músculos em adultos mais velhos - um efeito que não é comprovado nos mais jovens.
Jason Tallis, um dos autores da pesquisa, disse que o benefício trazido pela cafeína pode ser importante para o envelhecimento da população, uma vez que manter-se fisicamente ativo é fundamental para a saúde e para a capacidade funcional. Ao longo do experimento, os pesquisadores isolaram músculos de camundongos jovens e velhos e, então, testaram sua performance antes e depois do tratamento à base de cafeína, substância encontrada no café e em várias outras bebidas.
Eles observaram dois diferentes músculos esqueléticos, que podiam ser controlados voluntariamente. O primeiro a ser analisado foi o diafragma, um músculo do coração usado para a respiração. O segundo foi um músculo da perna chamado estensor longo dos dedos, usado para a locomoção. "Apesar do efeito reduzido em pessoas mais velhas, a cafeína ainda assim pode prover melhorias na performance", afirmou Tallis.
O consumo de cafeína pode também estar relacionada com a melhora da atividade cerebral e da memória. No entanto, pesquisas anteriores mostram que o excesso dela pode atrapalhar na absorção do cálcio, um nutriente vital para suportar os ossos durante a terceira idade.

CIGARRO:APAGUE ESTA IDEIA

BBC

'Vacina contra o cigarro' bloqueia a nicotina no cérebro de ratos

Vacinação pode ser usada para tratar dependência crônica da nicotina

Fumantes poderão um dia ser imunizados contra a nicotina para que deixem de sentir prazer com o hábito, segundo pesquisadores nos Estados Unidos.

Os especialistas do Weill Cornell Medical College, em Nova York, criaram uma vacina que leva o organismo do vacinado a produzir anticorpos que atacam a nicotina.

O estudo, feito com ratos de laboratório e publicado na revista científica Science Translational Medicine, mostrou que os índices da nicotina no cérebro dos animais foram reduzidos em 85% após a vacinação.

Serão necessários anos de pesquisa antes que a vacina possa ser testada em humanos. Entretanto, o coordenador do estudo, Ronald Crystal, está convencido de que haverá benefícios.

"Parece-nos que a melhor forma de tratar a dependência crônica por nicotina associada ao fumo é ter esses anticorpos fazendo patrulha, limpando o sangue antes que a nicotina possa ter qualquer efeito biológico", ele disse.